Diferença entre baixos ativos x baixos passivos

Diferença entre baixo ativo e baixo passivo

Os modelos de contrabaixos elétricos surgiram em 1951, criado por Leo Fender, que batizou o instrumento de Precision e que rapidamente conhecido como Fender Bass.

O primeiro baixista a se apresentar com o Precision foi William "Monk" Montgomery, irmão mais velho do guitarrista virtuose Wes Montgomery, em turnês ao vivo com a banda de jazz de Lionel Hampton. Bill Black, que tocava baixo na banda de Elvis Presley, adotou o Fender Precision em 1957. Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um amplificador. Vários componentes elétricos e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.

Um Contrabaixo Passivo normalmente possui um timbre mais definido, o modelo Jazz Bass, por exemplo, proporciona um timbre mais vintage. Já os Baixos com Circuito Ativo possuem mais opções de regulagens, podendo ser mais agudos ou mais graves devido ao circuito de equalização. Alguns contrabaixos possuem sistema ativo-passivo, ou seja, ambas as captações estão presentes no baixo, bastando apenas mudar o tipo no knob (botão).

Partes de um contrabaixo

 

 

Partes de um baixo elétrico
1 – Cabeça, mão, paleta ou headstock
2 – Cravelhas ou tarraxas
3 – Pestana ou capotraste
4 – Trastes
5 – Braço e escala
6 – Marcações
7 – Recorte superior
8 – Pinos de fixação da correia
9 – Cordas
10 – Recorte inferior
11 – Corpo
12a / 12b – Captadores
13 – Ponte ou cordal
14 – Knob's dos controles de tonalidade e volume
15 – Jack's ou tomadas de saída (conectores tipo TRS fêmea)

Qual a diferença entre contrabaixo ativo e passivo?

Inicialmente um contrabaixo ativo não é melhor que baixo passivo e vice-versa, isso é apenas uma questão de estilo e gosto, a denominação popular baixo ativo e baixo passivo se deve ao tipo de captação do instrumento

Captação ativa
Uma característica fácil de identificar a diferença dos baixos com Circuito Ativo dos que possuem Circuito Passivo é a bateria de 9v acoplada normalmente na parte traseira do contrabaixo, além disso os circuitos ativos costumam a ter mais botões que os baixos passivos, podendo ser botões de graves, médios, agudos e outros enquanto os Baixos passivos dificilmente em sua maioria possuem apenas botões de volume e tonalidade.

Os sistemas ativos para contrabaixo foram criados basicamente para resolver o problema de perda de sinal. Um cabo grande tende a “sequestrar” o sinal do baixo passivo, a maioria das vezes isso é imperceptível. Como os circuitos ativos costumam a ter mais ganho de saída, em alguns casos, é necessário ligar o contrabaixo na entrada Low (menos ganho) do amplificador.

O sistema ativo, por possuir um circuito pré-amplificado bem próximo à captação, vai fornecer uma relação de sinal / ruído muito favorável, em função do ganho (boost) a partir da fonte, teoricamente, um sistema ativo de baixo, empurra o som com mais força. Porém, o som final dificilmente vai agradar aos amantes do estilo vintage, pelo som artificializado. Eis a principal diferença.

Captação Passiva
Os primeiros contrabaixos utilizavam captações passivas, a mundialmente famosa banda Beatles possuem músicas onde Paul McCartney utiliza um baixo com essa característica.

Os contrabaixos com sistema passivo também tem seu timbre alterado pela própria impedância da entrada das diferentes marcas de amplificadores, os sistemas ativos para não caírem no esquecimento tiveram que criar novos recursos, como possibilidades maiores de equalização com os paramétricos incluídos.

A captação passiva utiliza imãs maiores para captar o som e mandar para fora do instrumento, resultando em um som mais aveludado e natural à madeira. O timbre é menor e os slaps ficam fracos no baixo passivo, porém os imãs maiores acabam normalmente resultando em mais ruídos.

Tipos de contrabaixos
O baixista atual tem um amplo campo de escolha, além das várias marcas existentes no mercado, existem outras opções como número de cordas, captação, formato do corpo, cor, trastes dentre outros.

Número de cordas e afinação
- Como o modelo original de Leo Fender, que tinha 4 cordas afinadas em EADG
- Cinco cordas geralmente BEADG, podendo em alguns casos ser EADGC
- Seis cordas geralmente BEADGC
- Alcance estendido envolvendo cordas semelhantes às de guitarras e cordas de maior espessura para reproduzir sons mais graves
- Baixo Piccolo-EADG (uma oitava acima da afinação normal)


Captadores
Os antigos baixos tinham apenas um captador magnético simples. Atualmente, pode-se encontrar:
- Captação ativa ou passiva (circuitos ativos usam uma bateria para aumentar o sinal)
- Mais de um captador, dando uma variação de tons maior
- Captadores em posições diferentes, como mais perto da ponte ou do braço do instrumento
- Sistemas não magnéticos, como piezos ou sistemas light wave, que permitem ao baixista usar cordas não metálicas

Formato e cor do instrumento
- Existem diversas opções de cor, desde a cor da própria madeira do instrumento a outras com belos efeitos visuais
- Diferentes formatos de corpo que afetam a maneira de tocar
- Com ou sem mão (nos modelos sem mão, a afinação é feita na ponte)

Trastes
- Com trastes (fretted), como a maioria das guitarras
- Sem trastes (fretless), como a maioria dos contrabaixos acústicos

Existem no mercado excelentes marcas e modelos de baixos ativos e passivos, tudo é questão de gosto de timbre e o quanto se pretende investir.

Na loja Krunner você encontra uma ampla variedade de contrabaixos, clique aqui e confira em nosso site.

Até a próxima!

Sobre a loja

Loja de Instrumentos Musicais e Equipamentos de Áudio revendedora autorizada desde 1990 das melhores marcas do mercado musical, contamos com 500m² em nossa loja situada no Centro de Campinas, São Paulo - Brasil a qual, nos possibilita oferecer mais de 4000 itens, desde percussões, sopros, teclas, cordas, equipamentos para sonorização, acessórios até peças de reposição para luthieria.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Krunner Instrumentos Musicais Ltda - rua Dr. Cesar Bierrenbach, 209 - Centro - Campinas, SP - CNPJ: 64.660.376/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2024