Tutorial: Como trocar as cordas do violão

Como trocar as cordas de nylon do violão

Olá!
Você tem um violão e quer saber como trocar a corda?
E sabia que a forma de amarrar a corda influencia no som?

Mais abaixo veremos sobre isso, porém antes de tudo é necessário ressaltar que o uso de corda de nylon em violão aço, assim como o inverso não deve ocorrer. Os violões com cordas de aço, por exemplo, são construídos para suportar a tensão deste tipo de encordoamento, que exerce maior tensão sobre o cavalete, o uso deste tipo de corda em um violão fabricado para uso com cordas de nylon poderá causar empenamentos e danos nas peças, além de não apresentar um timbre característico de violões dessa linha.

Se quiser saber mais a respeito confira a matéria Qual o Melhor Violão para Iniciante: Aço ou Nylon?
 

Como identificar as cordas em nylon do violão

O nylon, quando sob tensão, começa a esticar, o que o torna mais propenso a se romper, pois isso causa micro fraturas nele. Você perceberá que quando eles envelhecerem, será difícil manter afinação e possivelmente se romperá com o tempo, portanto trocar as cordas de seu violão regularmente proporcionará melhor som e tocabilidade. Se você quebrou uma corda o recomendado (mas não é uma regra) é trocar todas as outras 5 para obter um tom uniforme.

Os Violões de encordoamento nylon possuem 6 cordas de nylon, embora 3 delas pareçam aço, seu núcleo é nylon, sendo envoltas em cobre prateado para torná-las mais grossas.

As cordas mais graves, ou seja, aquelas que têm um enrolamento prateado em volta, mostram mais claramente que elas são velhas e precisam ser trocadas pois nos enrolamentos dessas cordas, com o uso e passar do tempo, ocorrerem acumulo de óleo de seus dedos, poeira e muitas outras coisas. Isso faz com que a corda vibre de forma desigual e, portanto, não proporcione bom timbre quando tocada.

A sexta corda é a mais grossa e a mais grave do violão, chamada de “E” ou “Mi”,. A quinta corda é a “A” ou “Lá”, em seguida vem a corda “D” ou “Ré”, depois vem a corda “G” ou “Sol” e por fim a corda “E” ou “Mizinha”
 

Você sabia que forma de amarrar a corda influencia o som de seu violão?

Antes de dar andamento na troca de suas cordas confira no vídeo da multi-instrumentista Débora Ildencio, a melhor forma de amarrar suas cordas nylon no cavalete do violão, caso sua corda não possua bolinha na ponta.

 

Vídeo: Como trocar as cordas de nylon do violão


Como trocar as cordas nylon do violão

Basicamente os passos para trocar uma corda de violão são:
1º Remova a corda antiga afrouxando na tarraxa
2º Amarre a nova corda nova no cavalete
3º Leve a corda até a tarraxa correspondente e após afinar o violão apare a ponta da corda que sobrou

Veja de forma ilustrada e detalhada:

Passo 1: Remover uma corda
Para trocar uma corda nylon de violão, afrouxe a corda girando com os dedos a tarraxa ou use um encordoador/enrolador de cordas para soltar totalmente uma corda. Muitos músicos começam com a corda que soa mais baixo, ou seja, a 6ª corda – E.

Passo 2: Amarre uma nova corda no cavalete

Cavalete de violão com cordas em nylon

Encordoamentos com bolinha

Passe a ponta mais fina dessa nova corda pelo buraco do cavalete de onde retirou a corda usada, como citamos antes, algumas marcas de encordoamentos possuem bolinha em uma das extremidades, é o caso da Giannini Canário, se esse for o tipo de jogo que adquiriu passe a outra ponta da corda pelo furo de forma que a "bolinha" trave a corda no cavalete, como na imagem ao lado, dessa forma, será desnecessário amarrar a corda.

Se sua corda não possuir bolinha, veja um exemplo abaixo de como amarrá-la no cavalete.

Como trocar cordas em nylon do violão
Como amarrar a corda nylon no cavalete

Dobre a ponta da corda sob o laço que você acabou de criar. Na 6ª corda e, opcionalmente, na 5ª corda, você só precisa dobrar a corda uma vez. Para as outras cordas, você precisará envolvê-la duas vezes.

Terceiro passo: Anexe a corda à respectiva tarraxa
Depois de dar o nó no cavalete, leve a corda até a tarraxa, deixando uma folga para a enrolar depois em sua respectiva casa, passe a corda pelo buraco localizado no meio do pino da tarraxa. Enrole a ponta do barbante ao redor do comprimento do barbante duas ou três vezes o segurando com firmeza.

Como trocar cordas em nylon do violão
Exemplo de como amarrar a corda na tarraxa

Aponte a ponta do barbante para dentro ou para o meio do cabeçote. Isso é opcional, mas ajuda a corda a aparecer consistente e organizada. Em seguida, use um enrolador de cordas ou gire a borboleta da tarraxa para apertar a respectiva corda.

Repita o processo com as outras cordas que for trocar.

Após trocar as cordas afine seu violão, no começo, por se tratar de um encordoamento novo, será normal perder a afinação até que elas se laceiem.

Se você ainda não adquiriu sua corda avulsa ou kit com jogos de cordas em nylon, confira a ampla variedade de opções no site da Krunner, clicando aqui.

Fontes e materiais de apoio:
https://www.guitarbitz.com/pages/how-to-restring-a-classical-guitar
https://www.classicalguitarshed.com/change-classical-guitar-strings/#h-step-three-attach-the-string-to-the-tuning-key

Sobre a loja

Loja de Instrumentos Musicais e Equipamentos de Áudio revendedora autorizada desde 1990 das melhores marcas do mercado musical, contamos com 500m² em nossa loja situada no Centro de Campinas, São Paulo - Brasil a qual, nos possibilita oferecer mais de 4000 itens, desde percussões, sopros, teclas, cordas, equipamentos para sonorização, acessórios até peças de reposição para luthieria.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Krunner Instrumentos Musicais Ltda - rua Dr. Cesar Bierrenbach, 209 - Centro - Campinas, SP - CNPJ: 64.660.376/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2024