Alô, teste 1, 2, teste som, 1, 2, 3, 4, 5... testando som, tshi tshi tshi, teste som. Quem ai da equipe de áudio de uma pequena igreja ou de um grande evento não passou por isso e ficou aflito quando percebe que o áudio está picotando, cortando?!
Você sabia que com a introdução alguns anos atrás da rede móvel 4G e da televisão digital no Brasil, o panorama da radiofrequência mudou e afetou os usuários de microfones sem fio?
Radiofrequência (RF) é a faixa de frequência que abrange aproximadamente de 3 kHz a 300 GHz e que corresponde a frequência das ondas de rádio. RF geralmente se refere a oscilações eletromagnéticas ao invés de mecânicas nessa faixa de frequência, embora exista sistemas mecânicos em RF. E o que isso tudo tem a ver com os sistemas sem fio?
Alguns microfones sem fio, monitores pessoais (in-ears), sistemas de comunicação sem fio (intercom) e outros utilizam a faixa de UHF - Ultra High Frequency (Freqüência Ultra Alta), atualmente de 470 MHz a 806 MHz. Como parte desta faixa foi destinada ao 4G, não será mais possível usar sistemas como estes na faixa de 698 MHz a 806 MHz, independente da marca do produto.
Se seu microfone está "picotando" a voz (áudio) e você já verificou que as baterias e distância da base e transmissor não são o problema, o motivo pode estar relacionado à frequência dele, que está sofrendo interferência da rede de telefonia 4G e TV digital, localizada, como citamos entre a faixa de 698 MHz à 806 MHz, principalmente se você estiver utilizando dentro de grandes centros urbanos com alta concentração de antenas.
Infelizmente não devido a muitos componentes não serem mais fabricados, além disso seria necessário refazer toda a programação do equipamento o que deixaria esse processo muito custoso.
Os microfones digitais podem apresentar diversas vantagens em relação aos analógicos em um ambiente de RF sobrecarregado pois podem ser utilizados em bandas que não estejam ocupadas por interferências de UHF, como 1,9 GHz, 2,4 GHz e 900 MHz.
Os sistemas digitais sem fio da Shure, por exemplo, atuam em UHF têm uma banda de sintonia muito ampla, o que facilita encontrar uma frequência compatível para todos os seus canais, assim como a recente criada linha de microfones da Vokal e Karsect que possibilitam a troca de frequência
Sistemas digitais sem fio UHF possuem circuitos muito lineares e podem ser capazes de se acomodar a uma quantidade maior de canais e em uma ocupação de espectro inferior. É importante saber que a banda UHF continua sendo a melhor alternativa, mesmo que as bandas fora do UHF sejam utilizáveis ainda para uma grande quantidade de canais.
A compra de microfones sem fio sem a homologação atualizada pela Anatel pode acarretar prejuízo financeiro. Em outras palavras, lojistas que vêm comprando produtos importados diretamente por sites estrangeiros ou de fornecedores não homologados tendem a sofrer maiores consequências. Portanto compre sempre microfones de revendedoras autorizadas.
Fontes:
http://www.anafima.com.br
https://br.shure.com/help-center/transicao-digital
https://www.businesstech.net.br
Loja de Instrumentos Musicais e Equipamentos de Áudio revendedora autorizada desde 1990 das melhores marcas do mercado musical, contamos com 500m² em nossa loja situada no Centro de Campinas, São Paulo - Brasil a qual, nos possibilita oferecer mais de 4000 itens, desde percussões, sopros, teclas, cordas, equipamentos para sonorização, acessórios até peças de reposição para luthieria.